ferramenta Clone Stamp Tool

25 mar

Hoje usaremos uma das ferramentas mais populares do Photoshop, a Clone Stamp Tool. Como o nome sugere, essa ferramenta (tool) serve para copiar (clonar) pequenas partes (uma tradução livre para Stamp ou clone stamp seria ”carimbo”) de uma imagem e transferí-la para outra parte. A finalidade disso é o retoque da imagem ou harmonizar uma imagem em termos de cor, textura, superfície etc.

clone stamp

Para usá-lo, repare que a paleta do Photoshop indica a letra ‘S’, essa letra é o atalho no teclado para que você a acesse mais rapidamente, desde que ela seja a primeira opção selecionada na barra, ou seja, que não esteja oculta pela ferramenta ‘Pattern Stamp Tool’, localizada na mesma aba.

Para utilizar esta ferramenta, suponhamos que queiramos tirar uma espinha de um rosto afim de fazer um retoque, ver imagem abaixo.

Diante do problema de igualar a pele normal (sem espinhas), precisamos ter a mesma referência de cor de pele e textura para que se iguale a pele do queixo na foto. Regule o tamanho do pincel (brush) para que fique semelhante à area de destino da seleção (espinha), conforme a foto abaixo.

clone stamp espinha

A partir daí, clique em uma área de cor próxima à da pele que será restaurada com o botão Alt pressionado para pegar referência de cor. Isso é de suma importância porque a cor da pele copiada será a cor de destino que se sobreporá à pele com espinha. A partir da referência, preste atenção ao cursor que sempre aponta para a área selecionada (ela muda dinamicamente conforme você mexe no mouse).

Então é só clicar na área a ser retocada (espinha) e a imagem estará retocada.

espinha zerada1

O contrário também pode ser feito, como forma de espalhar a espinha por exemplo. O que devemos prestar atenção é sobre a opacidade do pincel (brush) que usamos, o tamanho de cada cópia de trecho de pele para não ficar tudo muito parecido, e o local de destino do efeito aplicado.

Repare que no exemplo abaixo foram multiplicadas as espinhas no rosto, dedo e até na camisa! rs

espinha crowd

Use esse efeito para reparar, retocar e restaurar fotos mas sempre equalize a área de fonte do efeito, ou seja, o lugar da onde você pega referência de cor e textura para retocar!

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: